Vocês já perceberam que em filmes, novelas e seriados a nossa tendência é admirar o “mocinho” e torcemos pela vitória do herói? O que será que tem nesses personagens que chama tanto a nossa atenção a ponto de até mesmo desejarmos estar no lugar deles?
Algumas das coisas que mais admiramos no mocinho nada mais são que: bondade, coragem, inteligência, ousadia, nobreza, a capacidade de se sobressair e no final das contas sempre ser o melhor.
Já parou para pensar que admiramos tanto esses personagens e não percebemos que somos capazes de possuir todos esses atributos na vida real? Deus permite diariamente situações em nossas vidas, capazes de nos moldar e nos tornar tudo isso!
Pensa bem no amor que Jesus tanto demonstrou, capaz de enxergar o melhor que há no outro, ir além dos seus defeitos, e amar incondicionalmente… Se aprendermos a viver esse amor automaticamente seremos pessoas bondosas, capazes de se importar e sentir a dor do outro.
A bíblia fala de uma fé extremamente ousada, que nos encoraja a não nos preocuparmos com o dia de amanhã e confiar porque Ele proverá. A fé capaz de enxergar o que não é visível, ousada a ponto de ordenar que um monte vá de um lugar para o outro e assim acontecer.
Acredito que se compreendermos a fé não só de uma maneira passiva, simplesmente ouvindo e acreditando, mas de uma maneira ativa, vivenciando-a, nos tornaremos sim ousados e audaciosos, pois essa fé requer muita coragem!
“Coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele”
– Nelson Mandela
Outra coisa que admiramos no personagem é a inteligência, sentimos uma emoção quando ele é tão perspicaz a ponto de sempre se sobressair, não é verdade? Você já pensou como a sabedoria vai muito além da inteligência? Se alcançássemos essa sabedoria divina que destrava os nossos pensamentos, a sabedoria que tornou Salomão capaz de governar um reino e acumular tantas riquezas, será que não nos tornaríamos plenamente inteligentes e capacitados?
Outra coisa admirável é a nobreza… Mesmo que o mocinho da história seja um “plebeu”, existe algo nobre nele, pois a nobreza não está simplesmente ligada a riquezas ou bens materiais, ela vai muito além disso e creio que reconhecer a paternidade de Deus nos torna nobres independente de nosso poder aquisitivo e posição social.
Enfim… Cheguei a conclusão de que podemos nos tornar os mocinhos e as mocinhas da vida real, que no final recebem uma grande recompensa pela sua ousadia, força, coragem, bondade e sabedoria.
Alcançar todas essas coisas só depende de nós, das nossas escolhas e atitudes, da maneira como nos enxergamos e enxergamos o mundo ao nosso redor.
O amor ao próximo te faz bondoso.
A fé te torna ousado e corajoso.
A sabedoria te faz sagaz, inteligente e plenamente capacitado.
Se enxergar como filho de Deus te torna nobre!
Deixe um comentário